Palestrantes & Shows

Conheça nossos Shows

...

Toquinho

Show de Abertura - 10/10/2018 - 21h30

Toquinho é um expoente da música popular brasileira que toca os corações independentemente da idade. Ele se apresentará com os músicos Ivâni Sabino (baixo) e Pepa D’Elia (bateria), além da cantora Camilla Faustino.

Toquinho cantará seus grandes sucessos, como “Tarde em Itapuã”, “Regra três”, “O caderno” e “Aquarela”, além de executar alguns solos de violão e clássicos da música brasileira, como “Eu sei que vou te amar”, “Andança” e “Carinhoso”

...

ABBA Musical Dance

Show de Encerramento - 12/10/2018 - 21h

Super musical sinfônico em tributo ao ABBA, uma das maiores bandas Pop de todos os tempos.

O ABBA MUSICAL SHOW conta com uma orquestra ao vivo no palco, a Eruditu Philharmonic Orchestra, sob a regência do Maestro Carlos Domingues, composta por músicos integrantes da Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Filarmônica de metais e Percussão - Paraná Brass e Orquestra de Câmara de Curitiba. O resultado é incrível, um verdadeiro espetáculo à parte no maior Musical em homenagem ao ABBA já produzido no Brasil. Não perca!

...

Peça Teatral: "O Poeta, a Musa e a Poesia Perdida"

13/10/2018 - 16h

Peça premiada em 1º lugar no I Concurso de Teatro Amador da AMORC/GLP.
Autora: Soror Cristina de Oliveira

Sinopse: A peça “O poeta, a musa e a poesia perdida” traz a história de um poeta numa busca cheia de surpresas e revelações. O enredo questiona e poetiza um mundo, sob muitos aspectos, em falência ou destruição, no qual a esperança pode ser um fio para a salvação.

...

Alegoria OGG: “Em busca do Graal”

13/10/2018

Supervisão Geral: Frater Hélio da Moraes e Marques / Grande Mestre
Coordenador: Luiz Carlos de Souza
Equipe: Soror Marcela Lobo, Frater Cláudio Furlan e Soror Agda Maria de Moura

Sinopse: A alegoria apresenta a vida ritualística e o desenvolvimento do jovem, bem como sua trajetória na Ordem Guias do Graal - OGG, por meio de atos contínuos e através de pequenos flashes dos Ritos de Passagens, das Cerimônias de Troca da Estação.

Conheça nossos palestrantes

...

Soror Heloisa Maibrada

Palestra: A Música e o desenvolvimento da Consciência

Currículo: Soror Heloisa Maibrada é pianista e psicóloga, com Mestrado em Performance Pianística pelo Royal Northern College of Music, Inglaterra, e Doutorado em Artes Musicais pela Universidade de Maryland, EUA. Atualmente tem-se dedicado à área de pesquisa em música e desenvolvimento humano.

Sinopse: A Música tem sido companheira da humanidade desde os primórdios dos tempos. Seus efeitos podem ser sentidos em diversas esferas, tanto no plano físico, quanto no emocional, psíquico e espiritual. Todas as religiões a utilizaram e continuam utilizando-a como um instrumento para elevar as mentes de seus seguidores. Existiria, entretanto, alguma função oculta intrínseca à música que provocaria efeitos significativos na evolução da humanidade, conduzindo-a a estados e situações específicos? Sabendo que o Universo é feito de som e de vibrações, como podemos utilizar as vibrações musicais para o nosso benefício e para o benefício do Todo? Através de uma seleção de exemplos do repertório musical universal iremos examinar certas correspondências entre elementos musicais específicos e certas características que marcaram o desenvolvimento da humanidade.

...

Frater Alfredo dos Santos Junior

Palestra: "Solidariedade e Bem Comum: Caminhos para a Paz"

Currículo: Frater Alfredo é Administrador de Empresas, com especialização em Gestão de Recursos Humanos, área de atuação profissional. Mestre em Filosofia. Coordenou o Grupo que desenvolveu e implementou o projeto da Ordem Guias do Graal – OGG. É Conselheiro e diretor da URCI – Universidade Rose-Croix Internacional. Rosacruz desde 1973, participou da fundação da Loja Rosacruz Tatuapé - AMORC, onde serviu no cargo de Mestre.

Sinopse: Vivemos em um tempo de grandes desafios e oportunidades, único da história da humanidade. Nele temos a possibilidade de levar o ser humano a dar um grande salto em seu processo evolutivo, mas, ao mesmo tempo, nos confrontamos com o risco de comprometer a qualidade de vida das gerações futuras. Para enfrentarmos os desafios ou aproveitarmos as oportunidades oferecidas, será necessário que todos - indivíduos e organizações - trabalhem juntos, cada um contribuindo com o que tiver de melhor. Os Rosacruzes, pelo seu conhecimento, sentido ético e compromisso com a vida, têm uma grande oportunidade de ajudar nos esforços para a construção de um mundo mais igualitário, justo, solidário e pacífico.

...

Frater Regis Reis

Palestra: “A responsabilidade da ciência para a formação de uma sociedade mais ética e humanitária”

Currículo: Frater Regis é Engenheiro Mecânico, Mestre em Tecnologia Nuclear e Doutor em Sistemas Multifísicos. Atualmente é pesquisador da Marinha do Brasil no Programa Nuclear Brasileiro, professor e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Metodista de São Paulo. Rosacruz desde 1984, foi Mestre na Loja Rosacruz São Bernardo – AMORC, e atuou em diversos cargos ritualísticos.

Sinopse: Nas últimas décadas, a ciência tem realizado enormes avanços em praticamente todas as áreas do conhecimento. Em particular, na Física, ocorre uma verdadeira revolução no que se refere à compreensão do funcionamento do universo, da origem e da constituição da matéria e da energia e, até mesmo, da interação da consciência humana com esses fenômenos. Todo este conhecimento tem mostrado um Universo incrivelmente belo, harmônico e cheio de mistérios. Entretanto, nota-se claramente que esta revolução científica não chega, ou chega de forma deturpada e superficial à sociedade. Nesta palestra, serão abordadas algumas das maiores descobertas relacionadas à Física moderna e de como essas descobertas, se divulgadas de uma forma simples, porém correta, poderão auxiliar as pessoas a descobrirem uma realidade maior, tornando-as mais éticas e humanitárias.

...

Frater Domingos Savio Telles, Diretor Presidente da GLP

Palestra: “Elementos Iniciáticos e Princípios Éticos na Ópera A Flauta Mágica, de Mozart”

Currículo: Frater Domingos é advogado e consultor de empresas com pós-graduação em Direito e especialização em Direito Público. Músico e compositor amador, já participou de diversas gravações musicais, dentre esses 3 CDs com músicas de sua coautoria. Integrou o Coral da Universidade Federal de Santa Catarina e foi maestro do Coral da Loja Florianópolis. Na GLP, exerce a função de Diretor Presidente, tendo anteriormente servido à nossa Ordem em várias outras funções.

Sinopse: “A Flauta Mágica” é uma ópera em dois atos, de Wolfgang Amadeus Mozart, com libreto alemão de Emanuel Schikaneder. Estreou no Theater auf der Wieden em Viena, no dia 30 de setembro de 1791. A ligação dos autores a ordens iniciáticas da época trouxe à música personagens, textos e diversos símbolos com forte conotação esotérica e ética. Os “vícios e as virtudes”, a luz e as trevas, a vingança e a compaixão desfilam diante do espectador. Os personagens vivem cenas iniciáticas ainda hoje utilizadas pelas escolas de mistérios. O “homem da torrente” e o “homem de desejo” são retratados em uma mescla de seriedade e bom humor. Durante a palestra, serão destacadas cenas e árias musicais que exemplificam essa forte ligação da ópera com os mistérios iniciáticos.

...

Frater Carlos Gomes Filho

Palestra: “Platonismo e a ética cabalística”

Currículo: Frater Carlos Gomes Filho é Mestre e Doutor em Filosofia. Professor Adjunto de Filosofia da UFRPE. Estuda Heidegger, Foucault, Adorno, a mística medieval e o pensamento grego. Na AMORC e na TOM já assumiu diversos cargos administrativos e ritualísticos. Fez diversas palestras nos Organismos Afiliados da região Nordeste.

Sinopse: A Cabala possui como fundamentação filosófica o neopitagorismo e o neoplatonismo. Em si, o platonismo construiu um sistema ético voltado para a realização do ser humano na essência do plano inteligível. Platão, no Livro VI de sua República, definiu a realidade em quatro mundos. A Cabala segue essa estrutura e explicita a compreensão neopitagórica da Tetrakys na sua Árvore da Vida. O objetivo dessa palestra é alinhar essas correntes gregas à tradição cabalística para compreender como o comportamento ético auxilia o místico a realizar sua jornada de Yesod a Kether.

...

Soror Suzy Goldstein

Palestra: "A Natureza como mesocosmo"

Currículo: Soror Suzy é membro da URCI Campinas, advogada e linguista, com mestrado e doutorado em Análise de Discursos. Autora do primeiro livro brasileiro sobre sustentabilidade e ecovilas, intitulado “Um Fazer Diferente: Vida em Ecovila”. Professora de cursos de Direito e também de Linguagem e Discurso em Universidades do Estado de São Paulo.

Sinopse: Reflexões participativas sobre o tema "Harmonia e coerência nas inter-relações humanas e para com o meio ambiente natural".

...

Frater Fabio Mendia

Palestra: “O Mistério da Alma”

Currículo: Frater Mendia é engenheiro eletrônico, com pós-graduação em Administração de Empresas e mestrado em Marketing. Doutor em Ciência da Religião. Atuou na área de Administração, Direção e Consultoria Empresarial. Rosacruz desde 1976, exercendo várias funções nos Organismos Afiliados de São Paulo. Pesquisador e Conselheiro da URCI GLP – Universidade Rose-Croix Internacional, integra o Grupo de Estudos sobre Novas Espiritualidades NEO, da PUC SP.

Sinopse: A alma humana é o que mais perto de nós existe: convivemos com ela dia e noite desde o nascimento. Vivenciamos seus sonhos, sentimos suas emoções, ouvimos seus sussurros. Místicos e poetas, filósofos e cientistas de todos os tempos tentaram explicá-la, compreendê-la, descrevê-la, cada um à sua maneira. E, no entanto, é um dos maiores mistérios com o qual nos defrontamos. Mas, apesar de tudo, temos que aprender a ouvi-la, pois é nela que se encontra a chave de nossa própria existência. Venha refletir conosco, quem sabe possamos contribuir para levantar uma ponta do véu que a encobre.