Raul Passos

XXVII CONVENÇÃO NACIONAL ROSACRUZ

Raul Passos - Grande Mestre do Sudeste Europeu

Frater Raul Passos nasceu no Brasil em 1983, em uma família de portugueses, e passou a infância em Piçarras, no litoral do estado de Santa Catarina. Desde muito cedo interessado por todas as formas de espiritualidade e sobretudo pelas filosofias orientais, afiliou-se à AMORC em 2002 e à TOM em 2005. Serviu em diversas funções ritualístico-iniciáticas e administrativas (Secretário de Loja, Mestre de Fórum, Mestre de Pronaos, Mestre de Heptada) e em 2010 passou a trabalhar na Grande Loja de língua portuguesa como tradutor. Frater Raul fala português, romeno, francês, inglês, italiano, espanhol, russo e polonês, com diferentes níveis de domínio.

Em 2016 foi convidado pelo então Imperator, frater Christian Bernard, a se estabelecer na Romênia no intuito de constituir e desenvolver a jurisdição de língua romena. Em 2019 foi eleito Administrador daquela jurisdição e instalado ritualisticamente em fevereiro de 2020.

 

Raul Passos - Grande Mestre_

Em 2021 foi designado Delegado da Suprema Grande Loja para a Europa Oriental, passando a supervisionar as Administrações da Rússia e da Polônia, além da expansão da Ordem nos países da região. Com a criação da Grande Loja do Sudeste Europeu – que abarca Romênia, Moldávia, Armênia, Geórgia, Bulgária, Albânia, Azerbaijão e Macedônia e supervisiona as Administrações russa, grega e polonesa – foi eleito Grande Mestre em 23 de agosto de 2023 pelo Conselho Supremo reunido no Canadá e instalado na função em Bucareste pelo Imperator, frater Claudio Mazzucco, em 1º de outubro.

Frater Raul é cidadão português e vive na Itália com a esposa, soror Renata; o filho, Samuel; e seu gato, Pint.

Raul Passos é diplomado em Composição e Regência pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/EMBAP). Paralelamente, cursou Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e entre 2008 e 2009 cursou mestrado em interpretação pianística na Universidade Nacional de Música de Bucareste, na Romênia – país em que se radicou em 2017 e onde aprimorou-se em composição com Sorin Lerescu. No Brasil, participou de cursos de extensão em linguística comparada, análise musical e música de câmara. Sua intensa atividade como professor, pianista, regente e conferencista o levou a apresentar-se em países como Rússia, Colômbia e Reino Unido. No âmbito da música, foi corresponsável por um projeto de redescoberta e divulgação da obra de Brasílio Itiberê, tendo executado as peças do compositor em diversos recitais no Brasil, na Argentina e na Romênia. Teve a primazia de realizar a primeira audição no Brasil da obra « Les Soirs Illuminés par l’Ardeur du Charbon », de Debussy. Como pesquisador, é autor de vários trabalhos no âmbito da musicologia, tendo participado de congressos em diversos países e publicado artigos em revistas como « The Rose+Croix Journal » e « No.14 Plus Minus ». É tradutor de romeno e francês e várias de suas traduções literárias de escritores romenos como Tudor Arghezi e Octavian Goga, inéditos então em português, foram publicadas em periódicos especializados, como a revista n.t. – Nota do Tradutor

 

Comments are closed.